ATENÇÃO!
O evento é inteiramente GRATUITO!
Serão disponibilizados certificados aos participantes que cumprirem 75% da carga horária da atividade.
Visualizar quadro de horários para impressão
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Auditório do bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Exposição de experiências de física.
A ação promovida pelos “Laboratórios Abertos de física” se propõe a promover a divulgação científica da área das Ciências Físicas. Mais especificamente, nas visitações aos laboratórios serão usandas experências de fenômenos físicos clássicos ou quânticos específicos com fim de despertar a curiosidade e a estimular a busca pela informação científica rigorosa.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Capacitar os estudantes a compreenderem e aplicarem métodos estatísticos na análise de dados provenientes de experimentos científicos. Esses cursos geralmente visam fornecer uma base sólida em conceitos estatísticos e técnicas de análise de dados, permitindo que os alunos interpretem resultados experimentais de maneira rigorosa e tirem conclusões válidas.
Este curso é uma oportunidade imperdível para adquirir habilidades práticas em Tratamento Estatístico de Dados Experimentais em apenas 8 horas. O programa foi cuidadosamente elaborado para proporcionar aos participantes uma compreensão sólida e aplicada das técnicas estatísticas fundamentais. Serão abordadas estratégias para o planejamento eficiente de experimentos. Isso incluirá discussões sobre o tamanho da amostra e variáveis relevantes. Os participantes aprenderão estratégias para apresentar claramente resultados estatísticos e discutirão a importância da comunicação efetiva na pesquisa.
A metodologia adotada será dinâmica, combinando apresentações teóricas com estudos de caso. Destina-se a profissionais, pesquisadores, estudantes e qualquer pessoa interessada em aprimorar suas habilidades na análise estatística de dados experimentais. Este curso intensivo é uma excelente oportunidade para aprimoramento profissional em um curto período, capacitando os participantes a aplicar suas novas habilidades em projetos de pesquisa e na prática profissional.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 215 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Objetivo: Transmitir conhecimentos e desenvolver habilidades de forma prática sobre técnicas e métodos de medições com uso e operação de instrumentos utilizados no dia a dia das pessoas.
Introdução:
As medições estão presentes no dia a dia das pessoas. Ao iniciar suas atividades nos lares os cidadãos já acordam avaliando o tempo, utilizam diversos insumos no seu dia a dia os quais foram medidos em termos de qualidade e/ou de quantidade para serem armazenados nos lares. Ao preparar alimentos existem quantidades de volumes ou massa estabelecidas nas receitas, os quais necessitam de recipientes ou instrumentos que venham auxiliar no calculo de volume ou massa requeridos. Ao definir-se utensílios a serem acomodados em determinados espaços dos lares as pessoas se utilizam de instrumentos para medições lineares de comprimento, largura ou altura e para tal usam as chamadas réguas, trenas, fitas métricas ou outros instrumentos de medição. Apesar de ser uma atividade presente no dia a dia e de grande importância na fabricação de produtos e serviços de qualidade, presente em todos os produtos existentes nos lares, as medições nem sempre são valorizadas e entendidas. Aliado ao comentário anterior pode-se afirmar que as medições sendo triviais na vida do cidadão, muitas vezes existem dúvidas e desconhecimentos sobre a análise e efetuação da medição e uso de seus instrumentos e escalas de medições. Observa-se que no ensino aplicado nas escolas de nível fundamental e médio, em particular nas de ensino público, as atividades de medições são imensamente prejudicadas pela falta de instrumentos necessários ao treinamento dos estudantes. A atividade a ser desenvolvida visa informar de forma lúdica sobre a importância das medições, acrescentando o exercício de atividades práticas para o aprendizado necessário.
Metodologia:
Serão realizadas atividades práticas de medições por turma de até 12 (doze) alunos, divididos em 04 (quatro) grupos, sendo cada grupo formado por 03 (três) alunos. Cada grupo passará por um circuito de medições formado pelas atividades de medição nas seguintes grandezas: Medições de volume, Medições de massa, Medições lineares com régua e trena, Medições de temperatura e Exercício prático sobre consumo de energia utilizando Selo Procel do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia e qualidade. Cada grupo efetuará as medições apresentadas e responderá questionário específico, no qual serão estabelecidas pontuações para avaliação de cada grupo e classificação final.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 208 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
B | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 208 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Oferecer um momento e um espaço de integração e interação entre corpo social da UFRJ Macaé e a comunidade no estabelecimento de uma relação dialógica, a partir da apresentação dos jogos de tabuleiro como opção de lazer saudável e do seu potencial contexto da educação.
A ludicidade é uma atividade humana de grande relevância para a diversão, socialização e promoção do desenvolvimento em diferentes níveis (cognitivo, físico, social e emotivo). Os jogos de mesa (tabuleiro, cartas, RPG) são reconhecidos como promotores de diversas habilidades e competências importantes para o desenvolvimento psicossocial de pessoas de todas as idades. Dentre tais habilidades podem ser destacadas: trabalho em equipe, resolução de problemas, cooperação, comunicação, competição saudável, gestão de recursos, estratégia, lógica e criatividade. Por ser um campus no interior de uma Universidade Federal, a UFRJ-Macaé tem entre seus discentes uma grande quantidade de pessoas oriundas de outras cidades ou mesmo fora do estado do Rio de Janeiro.
Desse modo, especialmente para os ingressantes, a criação de (novos) laços de amizade com os demais estudantes e sua inserção na comunidade local e no corpo social da Universidade é essencial para a promoção do bem-estar e adaptação à vida universitária. Essa abordagem pode oferecer melhorias na saúde mental e contribuir para uma diminuição da evasão. Sendo assim, a proposta apresentada aqui oferece um momento e um espaço de integração e interação entre o corpo social da UFRJ Macaé e a comunidade no estabelecimento de uma relação dialógica, a partir da apresentação dos jogos de tabuleiro como opção de lazer saudável e do seu potencial contexto da educação.
A partir da seleção de jogos analógicos tradicionais (xadrez, damas, baralho) e de tabuleiros modernos que estimulem diversão, convivência e socialização entre discentes, docentes, servidores e o público externo à universidade. Jogos com características que promovam o desenvolvimento de competências como: trabalho em equipe, resolução de problemas, cooperação, comunicação, socialização, competição saudável e diversidade de temas. Os jogos selecionados estarão disponíveis em estações e serão apresentados por integrantes da equipe (explicação das regras). Ao final das partidas, os jogadores poderão conhecer outros jogos dentre os disponíveis ou em exposição (jogos mais complexos e/ou com partidas de longa duração) enquanto a atividade ocorrer.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 303 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Apresentar a robótica, área do conhecimento que estimula o raciocínio lógico e o uso da tecnologia e suas possibilidades. Através de projetos interativos de robótica aplicados no curso pretendemos que os professores reconheçam como podem aplicá-las integrando a robótica na sua própria área do conhecimento.
Durante as duas aulas, os participantes serão apresentados a robótica em sua parte teórica e prática. Vamos abordar conceitos de eletrônica básica e programação e serão construídos diferentes projetos interativos onde os conceitos são aplicados.
Aula 1: O que é robótica, o que é um microcontrolador, conceitos de eletrônica, apresentação dos componentes eletrônicos, conceitos iniciais de programação, circuitos simples com sensores e atuadores mais básicos
Aula 2: Apresentação de novos conceitos de programação, circuitos maiores com sensores e atuadores mais complexos, quizz, apresentação de projetos que integram diferentes áreas do conhecimento.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 212 - Laboratório do bloco C |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 22/02/2024
!
|
Discutir com profissionais e acadêmicos da área de saúde de Macaé, a prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal na Estratégia Saúde da Família.
Trata-se de uma oficina participativa,com profissionais e acadêmicos da saúde do município de Macaé, tendo como cenário o Polo Universitário. A oficina se dará por meio de dois momentos: 1) Apresentação e discussão sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) ; 2) Elaboração de cartilha preventiva para a SAF para usuárias do território da ESF.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 211 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Auxiliar a elaboração de projetos de pesquisa para ingresso em curso de mestrado.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ (Avenida São José do Barreto, 764 - São José do Barreto, Macaé/RJ, 27965-045) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Sensibilizar e empoderar a comunidade escolar e profissionais de saúde quanto a promoção de um ambiente seguro (domicílio, escola, parques) apropriado para as diversas fases do desenvolvimento da criança e sua família.
Promover o diálogo com a comunidade escolar, profissionais de saúde frente às ações de promoção e prevenção de um ambiente seguro relacionando com a faixa etária de desenvolvimento da criança tendo como base o Objetivo Desenvolvimento Sustentável/ODS no. 3 e suas metas: Saúde e bem-estar para assegurar uma vida saudável.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 208 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Incentivar a leitura de poemas e o gosto pela Literatura.
Em uma roda de conversa, leremos poemas do livro: Entre o Preto e o Branco há o Arco-íris, e falaremos sobre os sentimentos e aprendizados vivenciados pelos participantes.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouveia, Nº 942 - Centro, Macaé/RJ, 27910-110) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Abrir discussões entre o público universitário sobre a prostituição e outras formas de trabalho sexual durante e após da COVID, embasadas numa perspectiva científica e antropológica.
No Brasil, o preconceito e o estigma generalizados contra as profissionais do sexo trazem à tona sua marginalização social, acesso limitado aos serviços de saúde e abuso policial. Esses fatores combinam-se com a pobreza difusa e a discriminação racial e de gênero para sujeitar as profissionais do sexo a altos níveis de violência física, sexual e emocional, aumentando sua vulnerabilidade ao HIV / AIDS. Este é especialmente o caso em grandes áreas urbanas, onde ocorrem as maiores concentrações de profissionais do sexo, muitas vezes trabalhando e vivendo nas áreas mais carentes.
Embora a prostituição no Brasil seja reconhecida como ocupação, tudo que a cerca está criminalizado e é extremamente difícil praticá-la sem infringir a lei. O movimento brasileiro de trabalhadoras do sexo é e tem sido muito ativo em sua prestação de serviços e defesa, entretanto, desde que o governo de extrema direita de Jair Bolsonaro anunciou seu objetivo em 2019 de punir práticas sexuais e identidades consideradas não normativas, ativistas profissionais do sexo foram silenciadas, os fundos para a prestação de serviços foram negados e as profissionais do sexo têm experimentado uma violência institucional crescente.
A presente roda de conversa discutirá as mudanças trazidas para as práticas e organização de trabalho sexual no Brasil pela pandemia COVID, no contexto de ataques abertos contra sexualidades não-normativos lançados durante (e após) do governo Bolsonaro.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ (Avenida São José do Barreto, 764 - São José do Barreto, Macaé/RJ, 27965-045) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Realizar visita guiada à Biblioteca Central UFRJ-Macaé e pesquisa básica no Portal de Periódicos CAPES.
Apresenta a proposta da visita guiada à Biblioteca Central, do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, como atividade integradora ao evento intitulado “Verão com Ciência 2024”. A referida proposta, tem como objetivo expor o funcionamento e os serviços prestados pela Biblioteca Central; demonstrar a localização de um livro no acervo, e realizar pesquisa básica no Portal de periódicos CAPES. Para tanto, a realização da atividade prática, utilizará o sistema Minerva (www.minerva.ufrj.br), e o Portal de Periódicos CAPES (www.periodicos.capes.gov.br), respectivamente. A atividade acontecerá na sala “Espaço virtual”, da BC, com capacidade para 10 pessoas.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 19/02/2024
!
|
Apresentar a Fotobiomodulação, com ênfase na laserterapia de baixa potência, e suas aplicações atuais.
Fotobiomodulação é uma técnica não invasiva, indolor, sem efeitos colaterais e com benefícios cientificamente comprovados. Consiste na aplicação de feixe de luz, através de aparelhos de LASER ou LED, para estimular, induzir ou inibir um processo fotoquímico. O custo relativamente baixo somado aos benefícios apresentados fazem desta técnica uma ferramenta interessante em tratamentos de diversas situações. Muitas vezes ela não é utilizada por falta de conhecimento sobre a mesma. Pretende-se apresentar como a Fotobiomodulação age, além de promover a troca de saberes entre os participantes sobre o uso da mesma.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 308 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Debater a participação social na ciência.
Serão elencados nomes de cientistas que representam minorias sociais e sua importância histórica.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouveia, Nº 942 - Centro, Macaé/RJ, 27910-110) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 20/02/2024
!
|
Apresentar conceitos de engenharia e programação por meio de projetos e jogos criativos.
A oficina terá duração de 2h e irá abordar temas da engenharia e programação de computadores para apresentar conceitos básicos dessas duas temáticas por meio da criação de um projeto criativo no scratch.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - LIG A, Sala 213 - Bloco A |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Discutir como os jovens compreendem o processo de envelhecimento e a prevenção de doenças crônicas, principalmente o câncer.
A população idosa brasileira vem crescendo de forma exponencial, devido ao aumento da expectativa da vida. Nesse processo, ocorrem modificações biopsicossociais que podem provocar maior fragilidade, vulnerabilidade e maior incidência de doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas o câncer. O objetivo desta oficina será discutir como os jovens compreendem o processo de envelhecimento e a prevenção de doenças crônicas, principalmente o câncer. Serão utilizadas como estratégias: dinâmicas e roda de conversa. Pretende-se com esta atividade, conhecer o que os jovens consideram como envelhecimento ativo e seus sentimentos em relação a este processo. Além disso, que práticas de promoção da saúde pensam que devem ser adotadas a fim de envelhecer saudável e prevenir doenças crônicas como o câncer. Entende-se que a atividade poderá proporcionar aos participantes, reflexão sobre a importância da manutenção da saúde e a busca por melhor qualidade de vida.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 210 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Realizar uma breve explanação e apresentações de exemplos de modelos de práticas de trabalhos e propostas pedagógicas voltadas para o Ensino de Ciências executados na escola municipal Olga Benário Prestes tendo como fundamento a dialógica entre alunos e professor, que buscando satisfazer os anseios das partes envolvidas, tornando os discentes protagonistas das ações executadas e o professor um orientador destas ações.
A proposta é iniciar realizando a explanação e apresentação de trabalhos e propostas pedagógicas voltadas para o Ensino de Ciências executados na escola municipal Olga Benário Prestes/Macaé/RJ. Ao mesmo tempo, realizar demonstrações de algumas ações executadas pelos projetos trabalhados, tendo com carro chefe as PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais sendo usadas para garantir a segurança alimentar; o Projeto Papel Reciclado- reciclando ideias através do papel e suas parcerias com outros projetos da escola, além de projetos que se integram e garante parcerias entre si, como o projeto Moda Sustentável e os projetos de extensão Óleo de cozinha Usado e Pobreza Menstrual.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Escola Municipal Olga Benário Prestes (Rodovia Amaral Peixoto, Km 181 - Lote 19 - São José do Barreto, Macaé/RJ, 27965-250) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 20/02/2024
!
|
Promover a aprendizagem sobre desenvolvimento de jogos digitais por meio de plataformas simples da internet.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM/UFRJ (Avenida São José do Barreto, 764 - São José do Barreto, Macaé/RJ, 27965-045) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Apresentar a robótica, área do conhecimento que estimula o raciocínio lógico e o uso da tecnologia e suas possibilidades. Através de projetos interativos de robótica aplicados no curso pretendemos que os alunos reconheçam a crescente implementação da tecnologia e automação no seu cotidiano, conhecendo assim os conceitos por trás dele.
Durante as duas aulas, os participantes serão apresentados a robótica em sua parte teórica e prática. Vamos abordar conceitos de eletrônica básica e programação e serão construídos diferentes projetos interativos onde os conceitos são aplicados.
Aula 1: O que é robótica, o que é um microcontrolador, conceitos de eletrônica, apresentação dos componentes eletrônicos, conceitos iniciais de programação, circuitos simples com sensores e atuadores mais básicos
Aula 2: Apresentação de novos conceitos de programação, circuitos maiores com sensores e atuadores mais complexos e apresentação de projetos que integram diferentes áreas do conhecimento.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 212 - Laboratório do bloco C |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 23/02/2024
!
|
Compreender o desenvolvimento dos medicamentos biossimilares, sua importância para ampliação do acesso a medicamentos biológicos e os desafios para sua aprovação e utilização.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um biossimilar é um medicamento biológico semelhante a um produto de referência em termos de qualidade, eficácia e segurança. Neste mini-curso vamos apresentar como os biossimilares são desenvolvidos, quais os requisitos necessários para aprovação, os desafios para sua utilização e como estes medicamentos podem contribuir para ampliar o acesso ao tratamento em diversas condições de saúde, como câncer, diabetes e doenças reumatológicas.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 212 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Discutir sobre como recursos não farmacológicos podem ser utilizados de forma a promover saúde.
Os primeiros medicamentos elaborados em indústrias farmacêuticas surgiram no final do século XIX e início do século XX. Desde então, observa-se um significativo progresso no âmbito da saúde coletiva, o que inclui bem-estar, qualidade e expectativa de vida. No entanto, com o tempo, a sociedade passa a ser marcada pelo uso excessivo desses produtos químicos com a finalidade de encontrar maior resolutividade dos problemas físicos e mentais que acometem os indivíduos.
Os recursos não farmacológicos são quaisquer intervenções não químicas (teoricamente apoiadas) realizadas para o benefício de um indivíduo, em especial para a sua saúde e bem-estar. Pretende-se apresentar algumas opções e discutir como esses métodos podem ser utilizados para promoção de saúde.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 208 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Desenvolver uma ação educativa, a fim de conscientizar as crianças, os seus responsáveis e seus educadores acerca de como prevenir as doenças parasitárias mais comuns em nosso meio.
As helmintíases ocupam o primeiro lugar em número de casos entre as infecções parasitárias humanas, seguidas das infecções causadas por protozoários. O Brasil apresenta inúmeras condições propícias para a ocorrência e manutenção de diversas parasitoses, como a falta de investimentos em políticas públicas que garantam a melhoria da qualidade de vida da população, tais como o saneamento básico nas cidades. As parasitoses são de fácil tratamento e preveníveis, especialmente através de ações de Promoção da Saúde. Entretanto, essas infecções fazem parte do grupo de doenças referidas como negligenciadas, o que justifica a persistência delas na população, devido a falta de saneamento básico, aliado às precárias condições de higiene nas comunidades e ausência de informações significativas e contextualizadas sobre as doenças, os parasitos e sobre as medidas preventivas. As populações mais atingidas são as de municípios com baixo IDH, sobretudo em crianças em idade escolar e populações menos favorecidas.
O Ministério da Saúde estabeleceu o Plano Nacional de Vigilância e Controle das Enteroparasitoses com o objetivo de definir as estratégias de controle dos fatores de risco associados, de modo a reduzir a prevalência, a morbidade e a mortalidade por enteroparasitoses no país. Desde então, o meio pelo qual essas estratégias são colocadas em prática ocorre, principalmente, através da produção e divulgação de conhecimento sobre o comportamento epidemiológico das doenças, os agentes etiológicos prevalentes e principais fatores de risco, do hospedeiro e do meio ambiente, para ocorrência das infecções, e, também através do desenvolvimento de ações de Promoção da Saúde para a população, por meio da educação em saúde.
Desta forma, o objetivo do projeto é desenvolver continuamente trabalhos educativos, a fim de conscientizar as crianças, os seus responsáveis e seus educadores acerca de como prevenir as doenças parasitárias mais comuns em nosso meio. Além de estimular o estudante de graduação a expandir os conhecimentos teórico-práticos de Parasitologia adquiridos na universidade para a comunidade. Os objetivos serão alcançados através da divulgação dos conhecimentos sobre ciclo biológico, transmissão, sintomas e prevenção das parasitoses às crianças, seus responsáveis e seus educadores na forma de ações práticas de visualização dos parasitos em microscópio, demonstrações através de banners e atividades práticas para demonstração da importância de filtragem da água e lavagem dos alimentos.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouveia, Nº 942 - Centro, Macaé/RJ, 27910-110) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 20/02/2024
!
|
Demonstrar que práticas interdisciplinares dentro da sala de aula podem colaborar para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
A minha dissertação de mestrado está relacionada diretamente a discussão sobre a importância da Interdisciplinaridade como prática de ensino para as aulas de geografia dos alunos do Ensino Fundamental II, onde o ponto central é aprimorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina escolar visando o cognitivo do aluno. Como prática de ensino interdisciplinar faço a utilização de Projetos Escolares interdisciplinares, mas no início do ano de 2023 foi necessário rever algumas práticas de ensino com o intuito de levar o aluno a compreender mais sobre o assunto e possibilitar a eles criarem seus próprios conceitos referente as categorias de lugar e pasisagem que são essenciais para a compreensão da geografia.
A ideia dessa roda de conversa é discutir um pouco sobre as práticas de ensino interdisciplinar, que podem ser entre professores de disciplinas distintas, mas também a partir da inclusão de uma dada disciplina para aprofundar o ensino . A partir dessa roda de conversa iremos perceber a importância que existe no envolvimento da literatura nas aulas de Geografia e para o desenvolvimento da Educação Geográfica.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Escola Municipal Olga Benário Prestes (Rodovia Amaral Peixoto Km 181, SN, Sao Jose Do Barreto – Macaé/RJ) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 20/02/2024
!
|
Incentivar a leitura de poemas e o gosto pela Literatura.
Em uma roda de conversa, leremos poemas do livro: Entre o Preto e o Branco há o Arco-íris, e falaremos sobre os sentimentos e aprendizados vivenciados pelos participantes.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Escola Municipal Olga Benário Prestes (Rodovia Amaral Peixoto, Km 181 - Lote 19 - São José do Barreto, Macaé/RJ, 27965-250) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 20/02/2024
!
|
Demonstrar os impactos do racismo ambiental no contexto das parasitoses.
O racismo ambiental é uma forma de desigualdade socioambiental que afeta majoritariamente bairros e comunidades periféricas onde corpos negros, como pessoas negras, indígenas e pobres são a maioria. Estes locais possuem altas taxas de degradação ambiental e precariedade aos recursos que deveriam ser providos pelo Estado, como acesso a água potável, esgotamento dos dejetos sanitários, coleta de lixo e acesso a saúde de forma plena. Importante destacar que estes mesmos sujeitos, dividem seus espaços de residência e/ou lazer com lixões, córregos com esgoto e aterros sanitários. Este cenário favorece um quadro de morbimortalidade por doenças injustas e evitáveis e estimula a violação dos direitos humanos. Dentre as doenças mais comuns, temos as doenças parasitárias, que são recorrentes devido as múltiplas faces do racismo como determinante social da saúde, num contexto em que as infeções por parasitos ficam marcadas por serem “doenças da pobre”. No entanto, esta temática é pouco trabalhada durante a educação básica o que amplia as dimensões das desigualdades e injustiças sociais mantendo o perfil epidemiológico da população. Neste contexto é de suma importância trabalhar educação sanitária e a temática étnico racial na educação básica, como estratégia de minimizar os impactos do racismo ambiental e possíveis doenças parasitárias.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouveia, Nº 942 - Centro, Macaé/RJ, 27910-110) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Incentivar a leitura de poemas, poesia e música entre os convidados e público para trazer leveza e arte ao cotidiano.
Leituras de poemas e poesias de diferentes autores, alternando com cantos de músicas de artistas de Macaé e região.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Auditório do bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 22/02/2024
!
|
Apresentar e debater o papel da atividade física em algumas situações atípicas no desenvolvimento infantil.
A atividade física tem um papel de extrema importância para o desenvolvimento infantil. O desenvolvimento infantil refere-se ao próprio desenvolvimento da criança, em seus aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais. Situações em que estes aspectos são atingem os marcos dentro do esperado podem afetar a criança de diversas maneiras.
Pretende-se neste curso apresentar algumas situações em que o desenvolvimento infantil é afetado, como em deficiências físicas, obesidade, transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e uso abusivo de telas, e como a atividade física pode ser uma aliada para que as questões motoras, sociais, cognitivas e emocionais sejam aperfeiçoadas.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 308 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 22/02/2024
!
|
Apresentar relevância da saúde auditiva no desenvolvimento da audição e da linguagem da criança com deficiência auditiva.
No desenvolvimento e aprendizagem humana, a linguagem é um dos fatores fundamentais para a aquisição da escrita, a leitura, a capacidade de raciocinar, noções de tempo e de espaço. Neste contexto, o desenvolvimento auditivo é fundamental para que a linguagem ocorra para que a criança possa se comunicar, interagir e se socializar com a sociedade na qual vive. No entanto, cabe ao professor e ao profissional de educação que atuam já nos primeiros anos de vida da criança, conhecerem os marcos do desenvolvimento da linguagem de modo a detectarem possíveis alterações na linguagem para que haja o encaminhamento, diagnóstico e intervenções precoces dos profissionais especializados no campo da pessoa com deficiência auditiva. O minicurso permitirá que professores e profissionais da educação tenham conhecimentos atualizados sobre o desenvolvimento auditivo e da linguagem da criança, com ênfase na deficiência auditiva.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 207 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 22/02/2024
!
|
Propor, de maneira crítica, por diferentes linguagens artísticas, reflexões acerca dos problemas q envolvem a preservação da Amazônia e que ameaçam a segurança climática do planeta.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Escola Municipal Olga Benário Prestes (Rodovia Amaral Peixoto, Km 181 - Lote 19 - São José do Barreto, Macaé/RJ, 27965-250) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Discutir a nova rotulagem de alimentos e sobre como as mudanças nos rótulos podem contribuir para escolhas alimentares mais informadas e saudáveis.
Uma estratégia recentemente implementada no Brasil e que contribui para a garantia do direito a uma informação clara e adequada, é a nova rotulagem nutricional de alimentos. Com início da vigência em outubro de 2022, a nova resolução tem como proposta a melhoria da clareza e da legibilidade das informações dos rótulos e traz como novidade a rotulagem nutricional frontal, que se trata de um selo no formato de lupa na parte da frente das embalagens. O selo será aplicado quando o produto ultrapassar os limites máximos estabelecidos de nutrientes considerados críticos para a saúde como açúcar adicionado, sódio e gordura saturada. Através de uma dinâmica participativa e reflexiva, a oficina pretende discutir a nova rotulagem de alimentos e sobre como as mudanças nos rótulos podem contribuir para escolhas alimentares mais informadas e saudáveis.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 207 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 22/02/2024
!
|
Oportunizar discussão intersetorial sobre como promover um ambiente escolar anti-etarista e propor ações práticas nesta temática na rede municipal de ensino.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Escola Municipal Olga Benário Prestes (Rodovia Amaral Peixoto, Km 181 - Lote 19 - São José do Barreto, Macaé/RJ, 27965-250) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Apresentar aos alunos do Ensino Médio os tipos de fontes de informação, como elaborar pesquisas, buscar, avaliar e selecionar informações.
Justificativa e resumo da proposta:
O letramento informacional é uma habilidade crucial para os alunos do ensino médio na era da informação. Ele vai além da simples capacidade de ler e escrever, envolvendo a capacidade de localizar, avaliar, utilizar e comunicar informações de maneira eficaz. Capacitar este público para realizar pesquisas, utilizando fontes de informação confiáveis, fornecendo ferramentas para que possa selecionar e discernir sobre as informações, possibilitando que seja desenvolvida sua autonomia e pensamento crítico, é contribuir para a formação de estudantes/cidadãos capazes de agir com independência na busca pelo conhecimento. Assim, a proposta desde mini curso é apresentar apresentar conceitos, de forma introdutória, respondendo às seguintes questões:
• O que é pesquisar?
• Quais são os tipo de pesquisa?
• Quais as etapas para elaborar uma pesquisa? (definição do objeto e das perguntas da pesquisa)
• Onde pesquisar? (fontes de informação)
• Como avaliar e selecionar as informações?
• Indo além da wikipedia: o que são bases de dados, catálogos, bancos de dados e repositórios digitais?
• A UFRJ: o Sistema de bibliotecas e Informação e o Repositório Institucional Pantheon.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 211 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 22/02/2024
!
|
Apresentar projeto realizado em escola pública municipal de Macaé com objetivo a tornar a mesma sustentável. A proposta perpassa pela participação de comunidade escolar e apoio da gestão.
O projeto eco@gente é projeto que visa a busca de iniciativas para tornar a escola sustentável através de várias estratégias.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Escola Municipal Olga Benário Prestes (Rodovia Amaral Peixoto Km 181, SN, Sao Jose Do Barreto – Macaé/RJ) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Relatar a experiência da primeira Liga Acadêmica do Campus Macaé e correlacionar com o papel geral das ligas para a formação em saúde.
As ligas acadêmicas são uma estratégia extracurricular, que buscam complementar a formação do aluno. O objetivo é promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula. Envolvem ensino, pesquisa e extensão, permitindo ao aluno participar de atividades como trabalhos comunitários, treinamentos práticos e reuniões científicas.
A Liga Acadêmica de Anatomia foi a primeira do Campus UFRJ-Macaé. Com a implantação de uma série de ligas especializadas, a procura pela liga que reunia conceitos mais voltados para o ciclo básico so curso foi diminuindo, até que a liga encerrou as atividades na pandemia, após a realização do II Simpósio de Anatomia da UFRJ-Macaé. Este ano, por iniciativa de alguns alunos ingressantes no curso, a liga está em processo de reativação. Repensar os caminhos e a importância da mesma é essencial para prosseguirmos nesta jornada. Assim, esta palestra objetiva gerar uma troca com os participantes para delimitar o que seria necessário para uma liga com este perfil básico contribuir de forma efetiva para a formação dos profissionais de saúde.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Sala 308 - Bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 22/02/2024
!
|
Incentivar a leitura de poemas e o gosto pela Literatura.
Em uma roda de conversa, leremos poemas do livro: Entre o Preto e o Branco há o Arco-íris, e falaremos sobre os sentimentos e aprendizados vivenciados pelos participantes.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos (Rua Braulino Alves Simões, 111 - Parque Aeroporto, Macaé/RJ, 27963-666) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Dialogar com os estudantes sobre a importância da informação sobre medicamentos.
Os medicamentos são tecnologias de saúde amplamente usadas por nossa sociedade com o intuito de curar doenças ou aliviar sintomas, por exemplo. Contudo, o uso dos medicamentos deve acontecer de forma racional e, para isso, criar espaços para o diálogo sobre esse assunto é fundamental. E a divulgação da informação sobre medicamentos pode ser uma importante aliada neste processo.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos (Rua Braulino Alves Simões, 111 - Parque Aeroporto, Macaé/RJ, 27963-666) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Promover reflexões e discussões sobre doenças infecciosas e medidas de prevenção por meio de um jogo de RPG educativo.
O uso de jogos pode contribuir para educação em saúde e aprendizagem significativa por propiciar a vivência de experiências e possibilitar erros sem as consequências da vida real. Os jogos de RPG (do inglês role-playing games) são jogos de Interpretação em que os participantes por meio de suas interações criam uma história.
Nesta proposta será realizada uma sessão do jogo Através das águas voltada para alunos do ensino médio ou fundamental para educação em saúde. O jogo tem como cenário um vilarejo fictício e o Rio de Janeiro no século XIX e os participantes podem escolher diferentes personagens para participar da aventura e precisam desvendar a doença que aflige o vilarejo. O jogo tem como objetivo a educação em saúde principalmente em relação a doenças infecciosas, e neste aspecto será feita divulgação de informações sobre a transmissão e medidas de diagnóstico e prevenção, além de abordar questões sobre valorização da ciência e história da ciência. Os participantes em grupos de cerca de 5 alunos participarão das sessões, seguida de uma roda de conversa para discussão sobre os tópicos abordados.
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos (Rua Braulino Alves Simões, 111 - Parque Aeroporto, Macaé/RJ, 27963-666) |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 21/02/2024
!
|
Turma | Local | Horários | Obs. |
---|---|---|---|
A | Cidade Universitária (Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros, Macaé/RJ, 27930-560) - Auditório do bloco B |
|
Inscrições abertas apenas
de 01/02/2024 a 01/03/2024
!
|
CONFERÊNCIA DE ABERTURA - 14h
Palestra: EXTREMOS DE CALOR: UM DESASTRE NEGLIGENCIADO
Palestrante: Professora Dra Renata Libonati - Instituto de Geociências - IGEO/UFRJ
Local: Cidade Universitária | Auditório do bloco B
Data: 19/02/2024 - 15h
Cidade Universitária | Bloco C – Sala 103